Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente


Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.




A Playlist de Hayden, livro da norte americana Michelle Falkoff, é um dos próximos lançamentos da Novo Conceito e chegou aqui em casa um livreto com as primeiras 86 páginas.

Teve uma festa e houve uma briga e quando Sam foi até a casa do seu único e melhor amigo, Hayden, no dia seguinte ele estava morto. Tudo que Hayden deixou para Sam foi uma playlist e um bilhete:

"Para Sam. 
Ouça. Você vai entender."

E é aí que nós começamos a história de Sam, um garoto do ensino médio que acabou de perder o único amigo que já conheceu e em meio ao luto, tenta entender e aceitar o que seu amigo fez enquanto continua repetindo as músicas da playlist que Hayden deixou para ele.

Nos oito primeiros capítulos Sam já descobre que há coisas que ele não sabia sobre seu melhor amigo, aquele cara que sempre estava com ele, sofria bulling do próprio irmão e não se encaixava na própria família. Também tem consciência de que possivelmente todas aquelas pessoas presentes no funeral de algum jeito tiveram culpa na morte de Hayden, ele também teve- Sam o culpa acima de todos- e não consegue deixar de se culpar, sentir raiva e saudades.

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê. "

A narração de Sam, como esperado não foi feita para ser engraçada levando em conta os acontecimentos, mas também não nos deparamos com capítulos depressivos ou parágrafos dolorosos demais. Eu diria que foi balanceada. Quanto ao Sam em si, para mim ele é aquele personagem que precisa aprender muito, e acho que sua trajetória durante o livro não será só para entender os motivos de Hayden, será também para amadurecer a ele mesmo e possivelmente seguir em frente.

A cada começo de capítulo uma nova música nos é apresentada, músicas que ainda não fazem sentido para Sam, que ainda não conseguiu achar nelas o que Hayden achou que acharia. E eu já estou curiosa para saber quais músicas ainda há nessa play!

0 comentários:

Postar um comentário