Série: Engelsfors
Seguido por: Fire
Autores: Mats Strandberg e Sara B. Elfgren
Gênero: Sobrenatural
Páginas: 411
Editora: Intrínseca 
 
Certa noite, quando uma incomum lua vermelho-sangue preenche o céu, seis garotas vão parar em um parque de diversões abandonado, atraídas até lá por uma força misteriosa. O que elas têm em comum? Estudam na Engelsfors High School. E isso acontece logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio. Os boatos dizem que foi suicídio. Mas elas sabem que á verdade é outra.




Uma coisa que vale ressaltar, é que os suecos sabem escrever um belo suspense e não ficam de mimimi quando querem deixar a coisa baixa e tensa. 
Se você está esperando mistério, pode ficar feliz pois o livro é cheio! 

''-Tem alguém aí ?
Ninguém responde.
Tudo bem, pensa ela. Na morte, somos todos sozinhos.''

Em ‘Círculo’ você vai ler palavrões, sobre droga, sobre bullying, sexo, homossexualidade e todas as milhares de coisas que passam na mente dos adolescentes mas, que poucos autores de YA tem coragem de falar. 

Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é mal falada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. 
O que elas tem em comum? Absolutamente nada. 
E então, durante uma misteriosa noite, uma lua vermelha preenche o céu e uma estranha força faz as seis garotas seguirem para um parque de diversões abandonado. Lá, elas descobrem que são as Escolhidas, isto é, um grupo de bruxas que juntas, formam um círculo extremamente poderoso e capaz de derrotar as forças das trevas que ameaçam a cidadezinha de Engelsfors.

Linnéa e ela, Minoo e Anna-Karin, Rebecka e Ida. Se a salvação do mundo depender da capacidade delas de trabalharem juntas, bom, infelizmente vai dar merda”.

A cada capítulo a história se passa sob a visão de um dos personagens- ponto positivo, pois não tem nenhum personagem principal-,e suas vida começa a ser contada separadamente, mas quando você percebe todas já estão misturadas.  
Cada capítulo é muito bem montado, e o jogo entre todos os personagens é super interessante. E quando você acha que está começando a entender tudo e que já descobriu todo o mistério, algo surpreendente acontece e você volta a estaca zero.


“Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo. Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs; Não confiem em seus amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta.”
.
Como o  livro explora a vida pessoal de cada personagem – do círculo -, isso acabou deixando o livro um pouco mais lento em relação ao tema Bruxas. É claro que não iriamos ver algo do tipo “Harry Potter”, mas ainda acho que o livro poderia ter falado um pouco mais sobre as bruxas,e desenvolvido mais as cenas que elas utilizaram seus  poderes -porque, fica entre nós, ficou um tanto amador-. Mas vamos pensar que isso é o primeiro livro da trilogia, primeiro livro é sempre “devagar” com bastante explicação.

“A vida não vai melhorar. É melhor dar cabo dela agora. Poupar-se da dor. Poupar-se das traições. Nunca fica melhor, Elias. A vida é só um esforço degradante. Os mortos é quem têm sorte.


Vale lembrar que o livro recebeu uma adaptação para os cinemas com produção de Benny Andersson e roteiro de Sara B. Elfgrenque estreará nos cinemas suecos em fevereiro.

                     

--Maíra Souza 

0 comentários:

Postar um comentário