A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R. Martin
Páginas: 592 
Gênero: Fantasia Épica
Editora: Leya
4,5/5 Estrelas.
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

No primeiro livro da série que deu origem a série de TV da HBO e que fez milhares de leitores acharem que estão em Westeros, (inclusive eu) e se denominar participante de uma das grandes casa, George R. R. Martin nos apresenta uma trama bem feita, intrincada e viciante. 

Em A Guerra dos Tronos conhecemos as grandes casas dos sete reinos:

Stark
Baratheon
Martell
Arryn
Lannister
Targaryen
Tyrell
Tully
Greyjoy

no decorrer do livro também somos apresentados as casas vassalas, de algumas dessas sete. 

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo"

Nesse primeiro livro começamos acompanhando a vida na casa da família Stark, entre as grandes a única situada no gelado Norte. Sob a liderança de Lord Eddard Stark. Quando seu velho amigo Robert Baratheon, o rei dos sete reinos, anuncia uma visita a Winterfell toda a família Stark se prepara para a comitiva vinda do sul. 

Não podendo recusar o pedido do rei e também seu amigo ainda mais depois das suspeita de a última mão ter sida assassinada pela rainha, Eddard aceita ser a Mão do Rei e embarcar com sua família para Porto Real. depois de alguns imprevistos e decisões ele e suas duas filhas, Arya e Sansa seguem viagem. 

 "Mas uma coisa é ser esperto, outra é ser sábio."

Quanto mais se envolve nas discussões de poder no castelo, mais Eddard vê a ele e sua família em perigo. Sendo narrado sob vários pontos de vista, o livro nos mostra além da trajetória de Eddard e dos Stark em Winterfell, o bastardo Jon na muralha, a trajetória de Tyron Lannister e além do mar estreito os últimos descendentes dos Targaryen e a vida entre os dothrakis, um povo livre. 

"Cada ferida é uma lição, e cada lição nos torna melhores"

Por dias enquanto lia o livro, tudo que eu conseguia fazer era falar e fazer reverências a história incrível que Martin criou. Me denominei Stark e sou apaixonada pela maioria deles, não todos. Recomendo a leitura a todos, e não se deixem intimidar pelo tamanho do livro, vai valer muito a pena. Também aconselho que se preparem  para mortes e muito sangue. De qualquer maneira, estou ansiosa pela leitura do segundo volume e continuarei as resenhas. 

Valar Morghulis

0 comentários:

Postar um comentário