Autora: Gayle Forman. 
Páginas: 216.
Gênero: Jovem Adulto.
Editora: Novo Conceito.
3,5/5 Estrelas
"Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre [...] Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso o reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar , agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama o amor que renasce." 


Eu não sei como começar essa resenha, sem dizer todas as impressões e sentimentos controversos que eu tive durante a leitura de Para Onde Ela Foi, e hoje (um dia depois) enquanto pensava em o que escrever para resenha. e ainda assim eu devo esquecer alguns deles no meio do caminho. Estou tentando ser o mais sincera possível, sobre isso para vocês, no entanto.

"Então é assim que ficou? É assim que eu fiquei? Uma contradição ambulante, sou cercado por gente e me sinto sozinho."

Enquanto eu lia esse livro, até a metade eu apenas me lembrei e revivi muita coisa que aconteceu com Se Eu Ficar. E isso não é uma coisa boa, eu fui sincera na minha resenha do livro 1, no entanto eu provavelmente esqueci algumas coisas. Mas vamos nos focar nesse livro.

E até as 100 páginas, que eu li seguidamente, e depois disso também a maior parte do livro é feito de memórias, e eu estava esperando mais do presente dos protagonistas, não sei se me adapto bem a esse tipo de formato. E mais uma vez eu tinha expectativas que seria algo e foi outro. Descobri depois que eu estava lendo seguidamente, porque eu estava procurando que acontecesse algo- que eu não sei o que- e não aconteceu.

Mais uma vez isso não quer dizer que seja um livro ruim, porque não é ruim, ele apenas não foi totalmente bom para mim. Muitas lembranças do Adam que  às vezes eu me perguntava, o por quê de ter que conhece-las.

"Essa coisa toda foi um engano. Não vai me deixar rebobinar. Ou desfazer os erros que cometi. Ou as promessas que fiz. Ou tê-la de volta. Ou ter a mim mesmo de volta"

No segundo dia, que foi quando eu li do meio até o final, eu senti que melhorou, talvez eu só precisasse dessa pausa para saber que o livro era isso, e então quando tive ficou melhor. Eu apreciei mais a escrita de Gayle, que tem um bom ritmo, e as cenas também. Apreciei as lembranças, mesmo que em um primeiro momento não soubesse onde elas queriam chegar, e me deixei que elas mostrassem.

Eu fiquei um pouco surpresa com o Adam quando comecei a ler, mas depois ao longo de algumas páginas você vai entendo ele, e não tem como não se empatizar com a dor dele, e não querer saber por quê a Mia fez o que fez. E então desejar para chegar a parte que você descobre.

"Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por quê acontece, e acreditar nisso."

Achei que a autora soube captar determinados sentimentos e situações da maneira certa, com emoção e verdade, eu quase me emocionei em algumas partes, mas novamente não. Queria citá-los (os sentimentos) aqui, mas talvez vocês tenham que descobrirem eles sozinhos, primeiro. No entanto estou aberta se algum de vocês quiserem falar sobre eles nos comentários. Gostei das imagens que pude criar através das boas descrições de determinados lugares durante o livro, também.

Posso dizer que o livro tem pontos bons e ruins. Acho que na mesma medida.(ainda estou decidindo sobre isso)

Para concluir eu queria dizer que Para onde ela foi é verdadeiro. E que foi bom deitar hoje na cama e reler algumas passagens enquanto eu escolhia as citações para cá. E pensar sobre o livro em um geral.
* e eu só senti mais a dor do Adam, fazendo isso. E agora quase morri para decidir quais quotes colocar aqui.

Sim, eu recomendo a leitura. Até mesmo do primeiro capítulo de Apenas Um Dia, o mais novo lançamento da autora aqui no Brasil, que há no fim do exemplar da Novo Conceito. Estou com muita vontade de ler também.

-helena guimarães

0 comentários:

Postar um comentário