Se Eu Ficar Autora: Gayle Forman
Páginas: 224 
Gênero: Jovem Adulto.
Editora: Novo Conceito
3/5 Estrelas.
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."

O livro Se Eu Ficar  nos apresenta a história de Mia, uma jovem de 17 anos que estava desfrutando da sua vida de musicista, esperando a carta de admissão na Juillarde e enfrentado os problemas de seu namoro de dois anos com o vocalista de uma banda, Adam.  Até que um acidente de carro tira a vida de todos em sua família e a deixa entre a vida e a morte, tendo 24 horas para fazer a escolha mais difícil de todas. 

A tragédia acontece logo nas primeiras páginas do livro, o que me pegou de surpresa e fez com que eu demorasse um pouco para conseguir sentir toda a emoção do livro, e da protagonista. Logo em seguida a narrativa nos leva junto com a protagonista assistindo a tudo no hospital, vendo seus amigos e familiares, e desejando mais que tudo a presença de Adam, em meio a flashbacks da sua antiga vida.

"Eu só queria te dizer que eu entendo se você for. Tudo bem se você tem que nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar."

Mesmo que você não seja muito e chorar, como eu, é difícil que você não chegue pelo menos muito perto disso durante alguns momentos do livro. e não, o livro não é só de momentos tristes, cheios de reflexões sobre a vida e a como tudo muda de um segundo para o outro. Há momentos mais leves, durante os flasbakcs, onde a autora nos transporta para a antiga vida de mia, com suas primeira experiências com Adam, sua história com Kim, sua melhor amiga. A autora soube dosar na medida certa, um pouco de cada coisa, para nos emocionar sem nos cansar, com delicadeza e profundidade.

Eu me decepcionei um pouco com o livro de alguma forma, eu estava com minha expectativas muito elevada, quando comecei a leitura, no entanto, agostei da escrita de Gayle, às vezes eu me perdia entre passado e futuro, mas devorei o livro em uma única noite, apesar de tudo.


Em breve lerei o segundo livro de Se eu Ficar, Para onde ela foi, estou um pouco ansiosa por essa leitura e pretendo trazer minhas impressões em uma resenha para cá. Além dissotenho planos para ler o próximo lançamento da autora aqui no Brasil, pela Novo Conceito, I Was Here.

Aguarde novidades!

"Eu não estou sentindo apenas a dor física, mas tudo o que eu perdi, e é profunda e catastrófica e vai deixar uma cratera em mim que nada vai preencher"

                                                    

-helena guimarães


0 comentários:

Postar um comentário